CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
Antes de entrarmos nas funções e áreas de atuação de um agente de combate a endemias é importante esclarecer sobre o que vem a ser uma endemia. Entendemos por endemias doenças que aparecem com frequência em determinadas áreas geográficas. Essas doenças aparecem devido a diversos fatores como por exemplo o clima da região.
​
Agora que já sabemos o que é uma endemia fica fácil falar sobre o cargo público de agente de combate a endemias.
​
​
ÁREA DE ATUAÇÃO
O agente de combate a endemias atua junto à comunidade, ou seja, nos bairros que podem ser foco de doenças ou que já tenham casos confirmados. A atuação do agente nesses casos é através de visitas a casas e locais que podem ser atingidos pela endemia.
Está entre as principais funções de um agente de combate a endemias fazer levantamentos e indicar locais propícios a endemias, controle de doenças que estejam atingindo a comunidade/região e promoção de ações relacionadas à saúde do município.
​
Para cumprir as suas funções os agentes fazem serviço de campo onde visitam as casas com objetivo de verificar se existe algum foco da endemia que atinge aquela região. Também é papel do agende de endemias fazer um trabalho de conscientização da comunidade, usando dessas visitas, para explicar sobre o combate e/ou prevenção de determinada endemia que atinge aquele local.