CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
O que é?
Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti.
A doença pode se manifestar de duas formas:
​
-
Dengue Clássica:
Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
​
-
Dengue Hemorrágica
Dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.
Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.
​
Tratamento
Sintomas
A prevenção é a única arma contra a doença.
​
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
PREVENÇÃO
DENGUE
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Mas cuidado: não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS. Nos casos de dengue hemorrágico o tratamento realizado é de suporte, no sentido de evitar o choque.
Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter orientação médica.
​
A solução é a prevenção
Os sintomas da Dengue costumam ter seu ciclo de 5 a 6 dias, com o período da incubação, que é o intervalo entre a picada do mosquito e a manifestação da doença.
Após este período os sintomas aparecem, geralmente a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
Os sintomas iniciais ainda podem ser confundidos com outras doenças, como:
-
Febre amarela;
-
Gripe;
-
Malária;
-
Leptospirose
Com isso, os sintomas da Dengue variam de acordo com o tipo, são eles:
​
Sintomas da Dengue clássica
Para a dengue comum:
​
-
Cansaço extremo.
-
Fadiga e dor no corpo.
-
Febre alta com início súbito.
-
Dor de cabeça intensa.
-
Dor atrás dos olhos, a qual piora quando o paciente os movimenta.
-
Perda do paladar e apetite.
-
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
-
Muitas dores nos ossos e articulações.
-
Náuseas e vômitos.
-
Tonturas.
O paciente também pode ser assintomático.
Já quando ocorre o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e/ou gengivas), dor abdominal intensa e contínua, bem como vômitos persistentes, é preciso cuidado redobrado, pois esses sintomas indicam uma evolução para a dengue hemorrágica.
Sintomas da Dengue hemorrágica
Quando a Dengue é de caráter hemorrágico, os mesmos sintomas da dengue comum aparecem, mas quando a febre desaparece, outros sintomas surgem, – caracterizando este tipo – os quais precisam de uma maior atenção. São eles:
​
-
Dificuldade respiratória.
-
Dores abdominais fortes e contínuas.
-
Manchas vermelhas na pele.
-
Pele pálida, fria e úmida.
-
Pulso rápido e fraco.
-
Perda de consciência.
-
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
-
Sonolência, agitação e confusão mental.
-
Sede excessiva e boca seca.
-
Vômitos persistentes.
-
​
O quadro clínico neste caso rapidamente é agravado, o paciente então apresenta sinais de insuficiência circulatória e choque. O que pode levá-lo à morte em até 24 horas.
​
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.